fbpx

O super-8 mm é um formato de película cinematográfica desenvolvida pela Kodak nos anos 60. Seu surgimento veio com
a proposta de levar o cinema para a casa das pessoas, para que pudessem fazer filmes amadores como registro de eventos importantes, viagens e imagens de família. Seu custo era muito mais baixo que as grandes bitolas como o 35mm e o 16mm. Pelo porte pequeno da câmera de fácil manuseio, veio para democratizar a imagem filmada, que era até então praticamente inatingível para aqueles que não estavam atrelados às grandes produções cinematográficas. O super- 8 também caiu no gosto dos estudantes de cinema e artistas, que delineavam um tipo de cinema a partir da câmera. Muitos cineastas profissionais também fizeram uso do super-8 para agregar aos seus trabalhos a estética da textura única que a película confere à imagem. A Mostra de Cinema Super-8 no Psicodália proporcionará para o público um contato com o universo da película Super-8, através do trabalho dos artistas Lígia Teixeira e Francisco Gusso. Os videoartistas vêm a alguns anos desenvolvendo trabalhos com a película, assim como fomentando a sua difusão por meio de mostras e oficinas. Os filmes serão exibidos exclusivamente em película e antes de iniciar as projeções os artistas falarão brevemente sobre o cinema super-8, seu surgimento, aparatos e suportes de realização. A mostra, contendo quatro filmes, terá duração de 30 minutos.

FILMES:

 

THRILLER (2015)

Dir: Francisco Gusso
Sinopse: E então aconteceu, como para sua queda final e irrevogável, o espírito da perversidade.

 

MONTEVERDE (2016)


Dir: Lígia Teixeira e Francisco Gusso
Sinopse: Três adolescentes decidem subir o topo da montanha Monteverde atraídos por uma entidade misteriosa. Coisas estranhas começam a acontecer e, enganados por forças ocultas, eles se tornam prisioneiros da floresta.

 

O SANGUE É UM FLUIDO MUITO ESPECIAL (2014)


Dir: Lígia Teixeira e Francisco Gusso
Sinopse: Estranhas complexidades das relações conjugais.

 

ESTRADA PARA AS ESTRELAS

(2019 – Estreia no Psicodália)
Dir: Lígia Teixeira e Francisco Gusso

Sinopse: Road movie que conta a história de Ahom e Isis, um casal de alienígenas disfarçados na Terra que formam uma banda e tocam em lugares longínquos desse planeta. Enquanto na viagem, a caminhos dos shows eles incorporam elementos da estrada, também mais distantes eles se encontram da própria Terra.
O filme ESTRADA PARA AS ESTRELAS, será filmado com duas câmeras e será projetado em dois projetores de super-8 – um ao lado da outra – simultaneamente.

Francisco Gusso & Lígia Teixeira
Curitiba – Paraná
Brasil

Atrações relacionadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

COMUNICADO OFICIAL