Ingressos

*Samira Lemes
*Projeto AcreditArte

Projeto itinerante feito por Samira Lemes, que viaja de carona pela America latina registrando artistas circenses da atualidade, esses que fazem da rua seu picadeiro e da sua vida arte, encontrando assim suas raízes. Ocupando os espaços públicos, de uma maneira democrática, sem preconceitos, não escolhendo plateia e trazendo questões relevantes à sociedade.
São reflexões muitas vezes vividas no limite da sociedade onde diversos tipos de preconceitos são comuns, tais como: machismo, homofobia, racismo, xenofobia, dentre outros. Resgata estes artistas de circo que muitas vezes vivem em condições marginalizadas e os- fotografa.
O processo prevê interações da pesquisa da atual cena circense com o espaço, (re) significando os espaços públicos com composições artísticas. E conclui que o circo está mais vivo que nunca, estudando as possibilidades da composição circense atual.
Pesquisou durante os anos de 2015, 2016 e 2017 ações performáticas e propostas radicais da cena circense por diversos festivais, encontros e nas ruas do Brasil e America latina, além de aprofundar sua pesquisa sobre arte de rua, chegou aos princípios e estímulos utilizados em suas cenas. A temática cria um paralelo entre o momento histórico da arte circense o momento histórico dos lugares que passa, refletindo o artista como cidadão e o cidadão como artista. E chegou a conclusão que a motivação necessária para que esses artistas sigam em frente expressando sua arte, são vividas como forma de protesto, fazendo arte, dia após dia.

Unindo a fotografia, arte circense e sustentabilidade.

FICHA TÉCNICA
Artistas: Samira Lemes
Classificação Livre
Espaços: Lona de circo e arredores.

Projetos Relacionados

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar